Reforma de um apartamento em Madrid
O projeto deste apartamento teve dois partidos fundamentais: Em um primeiro momento, a planta foi organizada por uma faixa de serviços em forma de L que integra acesso, áreas molhadas e espaços de lazer. Essa formatação libera a área central que se conecta com as janelas e varandas, criando uma ambiência leve e iluminada, enquanto as áreas íntimas são resguardadas do acesso principal.
Por outro lado, o apartamento é organizado em dois níveis, o nível do acesso e sala principal, e um segundo nível 90 cm mais alto que se estende pela superfície da cozinha, onde estão localizados a área de lazer e o banheiro. Essa organização permite diferentes ambiências para o lugar, ao mesmo tempo que integra novas funções para a casa, como uma banheira funda no banheiro e um depósito debaixo da cama, otimizando todo o espaço disponível. Portas discretas aumentam o espaço do armário em altura, enquanto uma pequena escada é utilizada para resolver a diferença de níveis, adicionar espaços de armazenamento e dobrar como pequenas arquibancadas na sala de estar.
A partir dessa abordagem, o projeto aproveita o canto do edifício ao inundá-lo de iluminação natural e vistas para o exterior, avistando tanto o horizonte distante das ruas quanto o céu e a natureza. As aberturas são ainda mais exploradas quando feitas a partir do mobiliário, o que aumenta as vistas para a área externa. Foram utilizados diferentes acabamentos que revelam diferentes ambiências interiores, como por exemplo o piso que é tratado com linóleo, ou os acabamentos em madeira dos dormitórios. Há também a presença de luzes artificiais que tornam os espaços mais iluminados, e um projetor que se projeta em uma tela vinculada a cama. Para tratar a área interna e prover o máximo de iluminação, o banheiro tem parede, piso e banheira acabada com espelhos.